O programa ‘Mulheres que Lutam’, que tem como finalidade dar “voz e vez’ as mulheres mato-grossenses foi idealizado e apresentado pela primeira-dama do município de Rondonópolis (218 km de Cuiabá), Neuma de Morais – conhecida como ‘Dona’ Neuma, e já vem fazendo a diferença com temas em suas entrevistas voltados para universo feminino e seu aspecto na sociedade.
O programa vai ao ar todo sábado, a partir das 19h, pelo seu canal que foi aberto no youtube e na primeira edição recebeu a educadora Priscila Xavier Scudder e na segunda, a vereadora por Cuiabá Edna Sampaio.
Mulheres com posicionamentos fortes e que realizam trabalhos voltados não só para universo feminino, mas pela luta pela igualdade social e que em muitas ocasiões vem enfrentando problemas de preconceitos em diversas áreas.
“É um programa de sucesso, porque foi pensando para ouvir mulheres com histórias de vida que nos inspiram a lutar pelos nossos direitos, pelo nosso espaço, então aqui é um lugar de ouvir e falar sobre essas mulheres que muitas vezes não tem voz nos lugares que ocupam” explica Neuma de Morais.
Dona Neuma é pré-candidata a deputada federal pelo PSB e enfatiza que divulgar e ouvir mulheres que já têm uma atuação destacada pode ser um instrumento para ampliar o debate sobre preconceitos e desafios, como também ser uma forma de continuar a luta por uma sociedade mais igualitária e com e menos violência.
No próximo sábado (11), a entrevistada do programa ‘Mulheres que Lutam’ será a jornalista Marisa Batalha, que hoje é diretora de redação do site O Bom da Notícia em Mato Grosso.