Take a fresh look at your lifestyle.

5 pratos típicos do Tocantins

Saiba quais são eles para conseguir aproveitar todo o sabor.

Para obter mais conteúdos siga o Agora Notícia MT no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Armação dos Búzios — RJ, 7 de junho de 2022, por Priscila Lívia — Tocantins é uma colcha de retalhos cultural, por isso hoje, no Portal Agora Notícia MT, veja 5 pratos típicos do Tocantins, tem uma influência de quase todos os cantos do Brasil. Por isso, é uma mistura de sabores, que pode dar uma grande surpresa no paladar para quem nunca comeu nada assim.

5 pratos típicos do Tocantins

Portanto, saiba que a história da culinária local é muito ampla, por isso tem influência de todo o Brasil. Fazendo com que o sabor nos pratos seja algo que é bastante único, muitos são efetuados com ingredientes, encontrados só naquela região do Brasil.

Primeiro Prato: amor perfeito, um biscoito delicioso e que consegue derreter na boca ao ser consumido deixando um gosto suave

5 pratos típicos do Tocantins
5 pratos típicos do Tocantins — Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins

 

Primeiro, temos o amor perfeito, um dos sabores desta terra chamada Tocantins. Mas situada nas cidades do sul e também do sudeste, e tem como um dos seus principais ingredientes a fécula que vem da raiz de uma mandioca, a chamada tapioca.

Logo, também adicionados outros ingredientes, como o leite vindo do coco, uma manteiga de leite e também o açúcar do tipo refinado. Muitos produtores, fazem esse doce em fornos antigos, e que para poder ficar quente e fazer o biscoito deve ter lenha.

Segundo Prato: chambari, o também chamado de ossobuco que nada menos que um osso com um furo no meio que pode consumir

Agora, temos a chambari, que para ser feito tem a influência dos mais distantes cantos. Enfim sua origem, seguidas até a Idade Média, no frio da Europa. No Tocantins, teve influência sertaneja, é feito com farinha de mandioca, cheiro verde, arroz e pimenta.

Terceiro Prato: galinha caipira, um prato que é muito simples de ser feito, mas que acompanha muito sabor em cada colherada

Em seguida, temos a galinha caipira, um dos sabores desta terra e que também tem muita tradição. E é muito mais difícil fazer do que parece, porque todo o processo começa ao limpar a galinha e até o fim. Enquanto que o pequi, faz parte dessa receita.

Quarto Prato: paçoca de carne de sol, um prato que é muito inusitado e consegue ter muito sabor tradicional de Tocantins

Logo, temos a paçoca de carne de sol, que faz parte da história da culinária local. Um prato muito antigo, que tem uma longa validade, e não precisa guardar na geladeira. Enquanto o preparo, não é um dos mais complicados de se fazer.

Quinto Prato: pescado, uma tradição culinária focada num só prato que é completamente inesquecível ao ingerir

Por último, temos o pescado, sendo um prato que é muito versátil. Porque ele pode ser feito com os mais diversos peixes, temperado só com limão, e outros tipos de ervas. É um prato, sendo de comer rezando.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais