Take a fresh look at your lifestyle.

Como fazer galinha caipira de Tocantins

Saiba como marcar o paladar da família com uma galinha caipira de Tocantins.

Para obter mais conteúdos siga o Agora Notícia MT no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Armação dos Búzios — RJ, 7 de junho de 2022, por Priscila Lívia — Hoje no Portal Agora Notícia MT, você aprenderá como fazer galinha caipira de Tocantins. Famosa entre os restaurantes de Jalapão, essa comida consegue encantar todos que provam, e deixar com gostinho de quero mais.

Além de saborosa, essa receita rende 5 porções, e leva 60 minutos para ficar pronta. Rica em sabor, a galinha caipira de Tocantins conquista qualquer coração! Por isso, vem conferir a receita.

Como fazer galinha caipira de Tocantins

Por ser Fácil de fazer, e com ingredientes comuns para o preparo, essa receita não exige muita experiência na cozinha para ficar fabulosa. Contudo, durante o preparo alguns cuidados devem ser tomados.

Ingredientes da receita de galinha caipira de Tocantins

Como fazer galinha caipira de TocantinsComo fazer galinha caipira de Tocantins
Como fazer galinha caipira de Tocantins — reprodução: Canva Pró.
  • 1 galinha caipira inteira
  • Coentro e cebolinha a gosto
  • Pimenta-de-cheiro a gosto;
  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola média
  • 3 xícaras de água fervente
  • Sal a gosto
  • 3 colheres de chá de óleo
  • 1 colher de açafrão em pó

Modo de preparo

A princípio, corte frango em pedaços, lave-o bem com vinagre e água quente para tirar toda a gordura, e o cheirinho característico. Não deixe o frango de molho na água porque isso ajuda na proliferação de bactérias.

Em seguida, o tempere a galinha com alho, açafrão e sal, e deixe descansando por pelo menos 2 horas para pegar sabor. Se possível, deixe pegar sabor de um dia para o outro.

Logo após o período de descanso, pegue uma panela e aqueça o óleo. Desse modo quando ele estiver bem quente jogue doure a cebola cortada em pedaços pequenos, após acrescente o frango deixe pegar um pouco do fundo da panela.

Em seguida, quando tudo estiver bem dourado, adicione a pimenta e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Se for necessário, acrescente um pouco de água e só retire do fogo quando a galinha estiver bem macia.

O preparo da galinha caipira deve ser finalizado com cheiro verde. Portanto, após desligar o forno leve-a a uma bandeja, e coloque um pouco de coentro e cebolinha por cima. Depois, é só saborear!

Sugestão de acompanhamento e resumo da receita. ­­­­

Por fim, a galinha caipira de Jalapão, é perfeita para o almoço de domingo com a família. Assim além de ser rica em nutrientes, ela tem um sabor único extremamente saboroso, e deixará todos babando.

Então para acompanhar você pode servir com o tradicional pequi, arroz banco, pirão e uma boa pimenta! Após se deliciar, a única coisa que sobrará é a vontade de fazer de novo.

Tempo de preparo:  60 minutos;

Quantidade: 5 unidades;

Nível de execução: fácil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais