Rio de Janeiro, terça-feira, 12 de julho por Amanda Barbosa do Portal Agora Notícia MT – Com certeza você já viu ou ouviu falar sobre casca de ovos nas plantas. Por isso vamos te explicar tudo sobre essa técnica de adubação orgânica e caseira. Mas, antes disso você precisa saber alguns detalhes importantes para usar esse componente.
Antes de mais nada, você sabe se a sua espécie de planta pode usar esse composto? Por isso, ao procurar ou replicar certas receitas da internet, você deve buscar o máximo de informações possíveis. Dessa forma o risco de algo errado acontecer é nulo ou mínimo.
Por que usar casca de ovos nas plantas?
Primeiramente, por ser natural ele já reduz muito os efeitos tóxicos. Além disso, ajuda no controle do PH do solo e nutre as plantas desde a raiz, é rica em cálcio. Por outro lado, é uma forma de você não desperdiçar essa parte do ovo, já que ela possui muitos benefícios.
Todas as plantas podem utilizar casca de ovos como adubo?
Agora, essa pergunta é uma das campeãs, visto que muita gente não sabe se deve ou não utilizar. Por isso, a resposta é sim. Porém, a quantidade depende da espécie. Ou seja, algumas plantas precisam de terra mais alcalina enquanto outras se desenvolvem melhor com mais acidez. Então, como a casca de ovo tem PH neutro, ela vai balancear e reduzir a quantidade de ácidos.
Como preparar a casa de ovo e colocar nas plantas?
Agora que você chegou nessa parte do texto, realmente deve estar interessado no assunto ou pesquisando, se quiser se tornar uma “mãe de planta” no futuro. Então, basicamente você vai lavar as cascas, colocar para secar e depois bater no liquidificador, deixa uma espécie de farinha bem rala. Dessa forma, uma colher de chá já é suficiente para colocar nos vasos.
Dica bônus:
Entretanto, ao manusear outros tipos de cascas e alimentos para colocar nas suas plantas, veja se eles já estão decompostos. Ou seja, muitas pessoas colocam as cascas depois de tirarem dos seus alimentos direto nos vasos, canteiros e afins. Porém, esta prática não é recomendada, algumas espécies são muito frágeis e não suportam passar por esse processo.
Por fim, se você curtiu essas dicas e vai colocar em prática tudo que aprendeu aqui, não esqueça de deixar seu comentário. Além disso, compartilhe com mais pessoas este material e divida essas informações tão importantes. Por último, continue acessando nosso site para aprender mais receitas e truques como este.