Luiz Henrique Mandetta acaba de deixar o cargo de Ministro da Saúde. Após muitas semanas de divergências com o Presidente Jair Bolsonaro a respeito da melhor forma de se administrar a crise causada pelo novo coronavírus, Mandetta anunciou sua saída da pasta nesta quinta-feira, 16/04.
A saída do ministro foi anunciada pelo mesmo através de seu Twitter. No comunicado, Mandetta informou que Bolsonaro havia acabado de avisar a ele sobre sua demissão e agradeceu a oportunidade que ele teve de poder gerenciar o SUS para a criação de projetos que visam a melhoria da saúde dos brasileiros. O ex ministro também agradeceu a toda a equipe que trabalhou ao seu lado e finalizou desejando sorte para seu substituto.
Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde.
Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e
— Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 16, 2020
No lugar de Mandetta o mais provável é que o nome indicado por Bolsonaro seja o de Nelson Teich, que é oncologista. De acordo com informações do Estadão, Nelson se reuniu com o presidente na manhã de hoje e causou uma boa impressão. Durante a reunião, o oncologista teria afirmado que uma boa economia depende da saúde da população, o que bate com tudo o que Bolsonaro defende desde o início da pandemia.
Desde o começo, Luiz Henrique é defensor ferrenho do distanciamento social e também do isolamento, o que contraria o posicionamento do presidente sobre o assunto.