Cerca de 40 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Gonçalo Botelho de Campos, de Várzea Grande, participaram de uma visita guiada à Casa da Democracia, onde conheceram o Memorial Eleitoral, a urna eletrônica e assistiram a uma palestra sobre a importância do voto, nesta quinta-feira (1º/09).
A atividade foi realizada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). A palestra foi ministrada pelo servidor da Seção de Voto Informatizado do Tribunal, Julceir Reginaldo Ramos, que explicou o funcionamento e os mecanismos de segurança do sistema de votação e tirou dúvidas dos estudantes.
Segundo a secretária da EJE-MT, Janis Eyer Nakahati, o objetivo é esclarecer informações relacionadas ao processo eleitoral e estimular a conscientização política entre os jovens. “Eles aprenderam na prática a votar, manusearam a urna e entenderam melhor o que é o voto nulo, o voto branco, e a importância de se conscientizarem da participação política. A política precisa do dinamismo dos jovens. É preciso participar do processo político do país para que existam mudanças para as novas gerações”, destacou.
Para a estudante Stefani da Silva Souza, a experiência foi muito importante. “Achei legal para a gente conhecer e aprender mais. Estamos já no terceiro ano do Ensino Médio e tem coisas que precisamos saber que tivemos a oportunidade de aprender na palestra. Somos jovens e o futuro depende da gente, então temos que saber como votar e escolher nossos representantes”.
O estudante Belemar de Almeida Lara, de 17 anos de idade, disse que a visita agregou conhecimentos importantes. “A palestra foi interessante, porque demonstrou que a maioria das informações divulgadas são fake news, como a questão da urna eletrônica que alguns falam que é possível burlar, mas quando você tem a informação e conhece, sabe que não tem possibilidade”, afirmou, acrescentando que já tem título de eleitor e vai votar nas próximas eleições.
Um dos professores que acompanharam a visita, Marcos Saraiva de Macedo, frisou que a visita integrou um projeto desenvolvido pela escola junto aos alunos, em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil. “Já estamos discutindo em sala de aula o sistema político, as esferas de poder e as eleições. Escolhemos a turma do terceiro ano, que está com esse debate mais avançado, para ter a prática e acesso à informação para desmistificar as desinformações sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral”. (Com Assessoria)