O final de semana político em Mato Grosso foi marcado por uma das maiores reuniões individuais de base de apoio à pré-candidata à Câmara Federal, Neuma de Morais (PSB), já realizadas no estado. O encontro aconteceu em Várzea Grande no domingo. O que era para ser uma simples reunião com simpatizantes e apoiadores, se revelou em um evento muito maior, surpreendendo os organizadores.
A grande quantidade de pessoas que marcaram presença na reunião deu uma nova dimensão à postulação da professora do ensino público e ex-militante sindical Neuma de Morais ao Congresso Nacional. Para os organizadores do encontro, a receptividade e acolhimento do nome de Neuma de Marais pelos eleitores da baixada cuiabana é uma consequência de sua identificação com a candidatura do ex-presidente Lula e do seu vice, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Organizado pelo vereador Braz Jaciro, no bairro Jardim Imperial, em Várzea Grande, o encontro está sendo apontado como um ponto de virada nas expectativas do eleitorado em relação às eleições passadas. O município de Várzea Grande foi um dos redutos em que os candidatos de direita e centro-direita obtiveram ampla vantagem sobre os representantes de partidos de esquerda e centro-esquerda.
Para o vereador Braz Jaciro, a facilidade com que dona Neuma de Morais dialoga com as pessoas é um fator que agrega muito à sua pré-candidatura. Ele destacou ainda que “a sua simplicidade, a firmeza de seus posicionamentos e sua longa folha de serviços prestados às causas da população mais pobre e carente, despertam a empatia imediata e a confiança total das pessoas”.
Na avaliação do parlamentar, também conta à favor da adesão popular à pré-campanha de dona Neuma a confiança que ela transmite. “Ela transborda uma força que nos anima. E com seu discurso tranquilo, de quem conhece as mazelas, as dores, as necessidades do povo porque vivenciou isso em toda a sua trajetória, não deixa dúvida de que ela vai fazer tudo o que diz quando for eleita deputada federal. Por isso nós decidimos apoia-la e trabalhar por sua eleição. O povo de Várzea Grande, de Cuiabá e de toda a baixada cuiabana vai ter na dona Neuma de Morais uma voz forte e decidida em Brasília para nos representar de verdade, com sensibilidade social e compromisso com nossos direitos”, afirmou o vereador.
Amigos da Dona Neuma
Faltando 11 dias para a convenção que oficializará as candidaturas do PSB nas eleições majoritárias e proporcionais, os núcleos de apoio à dona Neuma de Morais tem se espalhado rapidamente por várias regiões do estado. Além dos núcleos domésticos, também tem crescido os chamados “comitês virtuais”.
Um dos principais movimentos de apoio à futura campanha eleitoral da socialista Neuma de Morais é dos “Amigos de dona Neuma”. O movimento, que ocorre nas plataformas sociais da pré-candidata, está cadastrando apoiadores, simpatizantes, militantes e lideranças que querem se juntar para impulsionar ainda mais as bandeiras e causas defendidas pela professora e ex-secretária de promoção social de Rondonópolis.
“Esse movimento ‘Amigos da dona Neuma’ já soma milhares de apoiadores. É uma corrente de proporções estaduais para que cada um e cada uma possa contribuir com seu apoio para que o Brasil volte a ser feliz de novo, para que possamos eleger um governo que não pregue discursos de ódio, um governo sério, trabalhador, voltado para a defesa da vida, a proteção dos mais fracos e programas que gerem emprego, renda, segurança e que garantam saúde, educação e comida na mesa de todas as famílias”, explicou dona Neuma de Morais ao comentar sobre os apoios que vem recebendo. (Da Assessoria)