Os eleitores de Rondonópolis em sua maioria já escolheu Dona Neuma (PSB), a esposa do prefeito Zé Carlos do Pátio, como sua candidata a deputada federal. É o que apontou a mais recente pesquisa do instituto Gazeta Dados, divulgada na semana passada. Segundo a pesquisa, Dona Neuma é o nome mais lembrado pelos eleitores, tendo alcançado o índice de 6,60% das citações espontâneas.
O desempenho de Dona Neuma como preferida entre os rondonopolitanos para ocupar uma das oito vagas a que Mato Grosso tem direito na Câmara Federal não chega a ser uma surpresa. A primeira dama, que é professora aposentada e já ocupou o cargo de secretária municiapal de promoção e desenvolvimento social é conhecida por ser uma pessoa muito acessível e próxima das camadas mais populares da sociedade local.
A candidata do PSB tem no currículo um extenso rol de serviços prestados ao município, tendo realizados projetos importantes de valorização e cuidado com as famílias, jovens e idosos. “Sua candidatura ao Congresso Nacional ecoa as principais demandas dos trabalhadores, das mulheres e das minorias desassistidas pelo Governo Federal, o que leva os eleitores a se identificarem fortemente com Dona Neuma”, afirma o experiente jornalista e analista político Mário Marques de Almeida.
A pesquisa Gazeta Dados para Deputado Federal mostrou ainda que as mulheres têm ganhado força e cada vez maior espaço na disputa eleitoral contra os homens. Puxadas por Dona Neuma, outras duas mulheres despontam como melhores colocadas que homens experientes na política em Rondonópolis. São os casos das candidatas Dra. Mara Araujo (Podemos), que é de Várzea Grande e também já foi secretária de promoção social naquele município, e da coronel da PM na reserva, Fernanda Machado (PL), que aparecem respectivamente em segundo e terceiro lugares na pesquisa.
A margem de erro é de 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT04639/2022. O instituto Gazeta Dados ouviu de forma presencial 380 pessoas de 26 a 28 de agosto em 75 bairros de Rondonópolis. A metodologia de pesquisa é Survey com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso. (Da Assessoria)