O encerramento da campanha da candidata à deputada federal Dona Neuma (PSB) foi marcado por um grande ato político que reuniu mais de três mil pessoas em Rondonópolis (218 km de Cuiabá). O evento foi realizado na noite desta quinta-feira, 29, nas dependências e área externa do salão paroquial da igreja São José Operário, na Vila Operária. O ato festivo contou com a participação do esposo da candidata, José Carlos do Pátio, prefeito da cidade, e do candidato a deputado estadual Roni Magnani.
Um dos maiores eventos políticos realizados na cidade durante a campanha eleitoral, o comício se converteu em uma verdadeira festa democrática marcada pelo compromisso com as causas populares.
Interrompida diversas vezes por aplausos, Dona Neuma destacou que a eleição de domingo, 02 de outubro, será decisiva para o futuro do Brasil e em especial para a população mais humilde, dos jovens e de todas as famílias de trabalhadores que vivem nas cidades e na zona rural do país.
“Nesta campanha estive em mais de 60 cidades, conversei com milhares de pessoas e por onde passei expliquei que temos um projeto maior que é garantir a dignidade para todos. Vocês me abraçaram e juntos conseguimos devolver ao nosso povo a esperança de que é possível avançar”, disse Dona Neuma.
Apontada pelas pesquisas como a candidata a deputada federal do campo progressista com mais chances de se eleger, Dona Neuma disse que vai defender os causas prioritárias da população e lutará sem descanso para retribuir o carinho recebido.
“Decidi ser candidata a deputada federal para ampliar as políticas públicas que bravamente realizamos no município. Queremos mais creches em período integral, habitação para o nosso povo. Vamos defender a agricultura familiar que está abandonada, nossos quilombolas e indígenas e todas as pessoas que hoje sofrem. Vou ser a voz de quem precisa na Câmara dos Deputados, e lutarei junto com o presidente Lula, para que o Governo Federal volte a cuidar das pessoas”, garantiu Dona Neuma.
Outro tema que arrancou aplausos foi defesa serviço público e do patrimônio nacional. Dona Neuma criticou o descaso com o funcionalismo e o sucateamento das empresas públicas e as privatizações à preços de fim de feira dos ativos públicos como refinarias de petróleo, gasodutos, Eletrobras, entre outras. “Fazem isso para dizer que a privatização é a saída para crises que eles mesmos inventam e provocam. Mas, não é verdade que privatização e redução do estado sejam uma panaceia. Eles querem privatizar para demitir os funcionários e depois cobrar mais caro, deixando povo sem assistência e em situação cada vez pior”, alertou.
Dona Neuma fez um agradecimento especial à militância e pediu que todos continuem trabalhando arduamente nesta reta final da campanha. “Precisamos eleger o Lula presidente e garantir a nossa eleição como deputada federal e do Roni Magnani para a Assembleia Legislativa. Não podemos parar, ainda há muitas pessoas indecisas e muitos que ainda esperam que lhes seja pedido o voto. Então, vamos em busca de todos e todas, até o último momento permitido pela legislação eleitoral”, incentivou a candidata.
O mesmo tipo de apelo foi feito pelo candidato a deputado estadual Roni Magnani ao destacar o simbolismo da reunião.
“Estamos aqui neste salão paroquial onde muitas vezes recebemos os exemplos do Padre Lothar sobre a importância de cuidar das pessoas. Nossos adversários não concordam com isso, acham que o poder deve servir apenas a meia dúzia da elite. Vamos mostrar mais uma vez que eles estão errados”, afirmou Roni Magnani, que nasceu e cresceu na periferia de Rondonópolis e hoje está no seu terceiro mandato de vereador na cidade. “Peço a todos os amigos que a gente não pare nesta reta final. Vamos manter acesa essa chama até o último segundo para convencer os indecisos e conquistar uma grande vitória”, completou o candidato ao parlamento estadual.
Roni também alertou os eleitores sobre os candidatos que usam versículos bíblicos na campanha apenas para não discutir os temas que verdadeiramente afligem a população. Segundo Magnani, que sempre atuou na juventude católica, destacou que a fé e cristianismo verdadeiro deve ser vivido na prática dos atos de amor, cuidado e respeito aos mais necessitados.
“Eu chamei esses candidatos [que se dizem cristãos] para debater o que eles tem a oferecer ao nosso povo e eles não aceitaram. Fugiram porque são lobos vestidos em pele de cordeiro. Se dizem cristãos, mas votam contra os mais humildes e são financiados pelos bilionários”, afirmou. “Mas o nosso povo é sábio e, na terra do agronegócio, vai eleger o filho de um tratorista para representa-los na Assembleia”, disse ele, lembrando do pai e da família que sempre residiram na Vila Operária.
PROJETO MAIOR
Dona Neuma e Roni Magnani também destacaram o apoio do prefeito José Carlos do Pátio. Os três afirmaram que pretendem atuar juntos para garantir mais recursos e fortalecer as gestões municipais. Eles destacaram a necessidade de ampliar a representação política e dar sustentação as políticas públicas que de fato melhoram a vida do povo.
“Não queremos deputados que olhem apenas para as elites, mas sim que zelem pelo povo que hoje está abandonado. É por isso que peço a vocês que votem e redobrem os esforços pela eleição de Dona Neuma para a Câmara Federal e do Roni como deputado estadual. Nesses a gente pode confiar”, disse José Carlos do Pátio.
O prefeito também fez um alerta contra os políticos que criticam os projetos populares e pediu votos para a eleição Lula à presidência da República. “Esse não é um projeto pessoal, mas de um grupo que deseja o melhor para Mato Grosso e para o país. Falta pouco para que o presidente Lula tenha uma vitória histórica em Rondonópolis e isso depende do esforço de todos nós”, destacou. (Da Assessoria)