A candidata a Deputada Federal Dona Neuma (PSB) é a mais votada de seu partido e entre os apoiadores do ex-presidente Lula. É o que apontou a última pesquisa do instituto MT Dados divulgada esta semana. A pesquisa indica que Dona Neuma é a primeira colocada dentro do seu partido e também entre os postulantes que apoiam abertamente a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre os dias 15 e 20 deste mês e foi realizada na modalidade espontânea, em que os eleitores citam seus preferidos sem verem antes a lista com os nomes de todos os candidatos. Isso pode indicar que a escolha já está consolidada, com baixo risco de ser modificada até o dia da eleição.
“É um resultado que nos anima a trabalhar de forma ainda mais intensa nesta reta final da campanha. Ainda há muito eleitores indecisos e precisamos levar nossa mensagem até eles”, disse Dona Neuma ao comentar o resultado da pesquisa durante agenda cumprida ontem na região de Rondonópolis.
Dona Neuma é professora aposentada, mãe e disputa uma eleição pela primeira vez. Ela é casada há mais de 40 anos com o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, e já foi Secretária de Assistência Social no município. Suas principais propostas envolvem a defesa dos direitos trabalhistas, políticas de inclusão social e mais investimentos em áreas consideradas essenciais para a população e para o país – como a Habitação, Educação e Saúde.
A pesquisa MT Dados tem margem de erro de 2,9% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo MT-01108/2022.
A liderança de Dona Neuma no PSB e entre os eleitores de Lula também foi confirmada por outras pesquisa divulgadas nas últimas semanas, entre elas às realizadas pelos institutos Gazeta Dados e Percent Brasil.
AGENDA
Neste fim de semana Dona Neuma cumpriu extensa agenda em vários bairros de Rondonópolis e também nos municípios de Poxoréu e Jaciara.
Em Rondonópolis ela participou também de uma reunião organizada pelo líder religioso Davi Lemes. Falando a um público formado majoritariamente por evangélicos, Dona Neuma ressaltou a importância do apoio espiritual e disse que a atuação política deve ser orientada pelos valores da solidariedade com os mais necessitados.
“A opção que fizemos em nosso caminhar foi olhar pelos que mais precisam. A gente sabe que Jesus pregava isso, ele andava com as pessoas do povo, ouvia os pobres e acalentava as pessoas que não tinham vez e nem voz. Na política também precisa ser assim. Quando a gente ajuda os mais necessitados todo mundo cresce, todo mundo ganha”, defendeu.
Neste domingo a candidata participará de reuniões com moradores e trabalhadores rurais das regiões de Cuiabá e Várzea Grande. Amanhã (26) ela estará em Arenápolis durante o dia e, a noite, voltará a cumprir agenda na capital de Mato Grosso. (Da Assessoria)