Rio de Janeiro, terça-feira, 12 de julho por Amanda Barbosa do Portal Agora Notícia MT – Depois de muitos anos, a lavanda finalmente ganhou muito destaque. Além disso, tem sido usada com várias finalidades terapêuticas, inclusive como calmante. Então, agora você vai aprender as curiosidades dessa planta e quais são os benefícios do seu uso. Por isso, permaneça no artigo abaixo e confira mais sobe essa espécie.
Contudo, essa verdinha é muito delicada, possui um cheiro capaz de perfumar os ambientes e está presente em muitas composições. Além disso, até mesmo a cor está na moda e é muito utilizada em roupas, tintas e objetos pessoais. Entretanto, ainda existe quem utilize com finalidades de campo espiritual.
De acordo com a Wikipedia: “as flores de lavanda são usadas para arranjos florais secos. As flores púrpuras e os brotos, de fragrância forte, são utilizados em pot-pourris e, também, para impedir a presença de insetos e parasitas. O cultivo comercial da planta é para a extração de óleos utilizados como antissépticos, em aromaterapia e na indústria de cosméticos.”
Benefícios do uso da Lavanda
Então, depois de explicar um pouco sobre o que é a lavanda e como ela é utilizada, vamos falar sobre os benefícios para a nossa saúde.
- é um dos principais óleos essenciais;
- tem ação calmante;
- combate a hipertensão;
- melhora o sono, diminuindo a insônia;
- ajuda no efeito da cicatrização;
- bactericida;
- antisséptica;
- usada em perfumes, cosméticos;
- ajuda o tratamento de problemas respiratórios;
Primeiramente, estes são apenas algumas das propriedades curativas da lavanda. Para ter um melhor aproveitamento dela no seu dia a dia, além de plantar, você pode utilizar o óleo essencial. Por exemplo, coloque gotas em um vidro com água ou álcool e borrife na sua cama antes de dormir.
Bem como usar gotas em um difusor pode melhorar a energia do ambiente, te deixar mais relaxado e controlar a ansiedade. Por isso, a lavanda é tão usada com fins medicinais. Entretanto, suas flores são delicadas e muito charmosas, que podem enfeitar canteiros, vasos e jardins. Então, não deixe de apostar nessa planta para a decoração da sua casa.
Por fim, agora você já sabe os principais detalhes desta espécie. Comece a utilizar na sua rotina agora mesmo e veja como melhorará em vários aspectos. Então, se você gostou deste assunto, envie para mais pessoas e não deixe de comentar o que achou do artigo. Além disso, continue acessando nosso site para receber mais conteúdos como este, os quais irão garantir muita informação e cuidados para suas plantas.