Take a fresh look at your lifestyle.

Justiça mantém cassação por quebra de decoro do ex-vereador de Cuiabá; Abílio fica inelegível por 8 anos

Abílio havia sido cassado pela Câmara Municipal em março de 2020 por 14 votos a 11, por quebra de decoro parlamentar

Para obter mais conteúdos siga o Agora Notícia MT no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

 

O juiz Gerardo Humberto Alves da Silva Junior, da 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, confirmou nesta segunda-feira (20), a cassação do ex-vereador Abílio Júnior (PL). A decisão deixa o ex-vereador da Capital ilegível por oito anos. A decisão ainda cabe recurso.

Abílio havia sido cassado pela Câmara Municipal em março de 2020 por 14 votos a 11, por quebra de decoro parlamentar, porém, ingressou com ação, alegando que o processo administrativo sofre de nulidade como ausência de respeito ao prazo decadencial de 90 dias e influência do Poder Executivo, com orientação de voto pela liderança do partido, e por isso conseguiu terminar o mandato.

A decisão agora é de mérito e o magistrado argumenta que o ex-parlamentar cometeu atos incompatíveis com o decoro.

“O autor ocupava o cargo de vereador e não o de prefeito, sendo certo que respondeu pela prática de atos incompatíveis com o decoro parlamentar e por abuso de prerrogativas constitucionais [id. 30621417], sendo inaplicável a súmula vinculante n. 46/STF, pois é possível ao ente municipal dispor sobre a cassação do vereador através da legislação local”.

O juiz citou ainda no trecho do documento que, ainda a independência entre os Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário, descartando portando, o argumento de Abílio, de que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) tenha influenciado em sua cassação pela Câmara.

“Assim, a discussão interna corporis e o jogo de poder entre o Legislativo e o Executivo é matéria em relação ao qual resta ausente a justiciabilidade da questão pelo Judiciário”. (Com Odocumento)

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais