Take a fresh look at your lifestyle.

Tradicional lavagem das escadarias do Rosário será realizada no próximo sábado, 25

A programação começa a partir das 5h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC)

Para obter mais conteúdos siga o Agora Notícia MT no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

A 6ª edição da tradicional lavagem das escadarias da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito será realizada no próximo sábado (25), no centro histórico de Cuiabá.

A programação começa a partir das 5h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC).

A celebração afro-cultural simboliza a paz e a fraternidade, reverenciando a ancestralidade e ao santo negro São Benedito. O evento é organizado pela Comissão da Lavagem das Escadarias do Rosário e São Benedito e conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

“A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz questão de estar presente neste evento tão rico e cheio de diversidades. A lavagem é um evento que integra as ações culturais da cidade e cumpre muito bem seu papel no que tange a inclusão de várias culturas e vertentes religiosas. Estamos felizes em apoiar esta celebração que já está em sua 6ª edição”, destaca o secretário Aluízio Leite.

O evento consta no calendário oficial de eventos culturais do município de Cuiabá (lei 6.304 de 28 de setembro 2018) e está em processo de registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT). Na última edição, a celebração reuniu cerca de 900 pessoas durante a caminhada com cânticos, louvores e hinos religiosos, toque de tambores, xequeres, danças e água de cheiro.

“A lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é um evento sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a igualdade racial e cultural, bem como dar visibilidade às ações culturais das comunidades tradicionais quilombolas e povos de terreiros e religiosidade de matrizes africanas. O nosso objetivo principal é realizar uma caminhada por uma cultura de paz onde toda a comunidade independente de religião participe de forma harmoniosa e consiga realizar a troca de conhecimentos culturais”, disse a presidente da Comissão da Lavagem, Lindisey de Sá. (Com Assessoria)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais