Aproximadamente R$ 2,4 mil subtraídos de uma vítima, no golpe do falso intermediador de vendas, foram recuperados pela Polícia Civil, nesta terça-feira (23), em ação conjunta entre a Delegacia de Alta Floresta (790 km de Cuiabá) e Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI).
As investigações do crime de fraude eletrônica iniciaram após a vítima procurar a Delegacia de Alta Floresta, relatando ter caído em um golpe durante a compra de um veículo pela internet.
Segundo as informações, o suspeito copiou o anúncio do veículo em um site de compra e venda pela internet e, durante a negociação, falou para a vítima que o carro estava com o seu irmão (verdadeiro dono do veículo e segunda vítima do golpe).
A vítima gostou do veículo e transferiu parte do valor para a conta bancária indicada pelo suspeito e, somente após conversar novamente com o irmão do suspeito, descobriu que havia caído em um golpe.
Assim que foram comunicados dos fatos, os policiais da Delegacia de Alta Floresta entraram em contato com a equipe da DRCI que, com apoio do setor antifraudes da agência bancária, conseguiu o bloqueio do valor de R$ 2.385 na conta corrente. Após algumas providências junto ao banco, o valor será restituído à conta da vítima.
O delegado da DRCI, Ruy Peral, alerta a população que o golpe do intermediador de vendas é um dos mais comuns da atualidade. “A vítima deve estar atenta a negociações feitas por meio de sites de compra e venda na internet, e só fazer qualquer transferência de valor quando tiver certeza de que está negociando com o verdadeiro dono do produto anunciado”, disse o delegado.